Um gramado bem cuidado traz uma aparência saudável e harmoniosa para o jardim, o deixando mais bonito. Além disso, para valorizar ainda mais esse espaço, o cuidado com a grama é essencial.
Dessa forma, utilizando algumas medidas simples, você cria um verdadeiro tapete natural, que embeleza ainda mais o seu ambiente. As dicas são práticas e você mesmo pode usá-las, sem nenhuma dificuldade.
Faça a irrigação corretamente
Pode parecer uma dica óbvia para um gramado bem cuidado, porém, existe o tempo certo de realizar uma irrigação. Antes que o solo seque totalmente, a irrigação torna-se necessária, principalmente no verão.
Entretanto, existem cuidados essenciais para que as raízes não apodreçam. O horário da irrigação, por exemplo. Geralmente, em dias mais amenos, o começo da manhã pode ser um bom horário.
Contudo, nos dias quentes, o final tarde e começo da noite evitam que as folhas “queimem” com o aquecimento da água.
Poda no tempo certo
Certamente, um gramado bem cuidado conta com podas regulares. Portanto, as folhas necessitam de cortes periodicamente. Quanto maior a velocidade de crescimento da grama, menor o intervalo entre os cortes.
Entretanto, se as folhas ficarem muito baixas, a grama fica mais propensa a doenças e ervas daninhas. Dessa forma, deixa-se uma altura mínima, entre 3 a 5 centímetros. Além disso, recomenda-se a poda apenas depois do enraizamento completo.
Extraia ervas daninhas e adube o solo
Como todas as plantas, a grama precisa do auxílio de nutrientes para seu desenvolvimento saudável. Assim, convém a adubação do solo, utilizando produtos de qualidade. Em geral, deve-se a utilização de adubos orgânicos uma vez ao ano, já os minerais a cada três meses.
Bem como, há importância na retirada das ervas daninhas assim que surgirem. Seu aparecimento atrapalha no visual do gramado, criando espaços sem preenchimentos e “sufocando” a grama.
Manutenção para um gramado bem cuidado
Outra dica importante para manter o seu gramado bem cuidado, é a manutenção periódica do espaço. Dessa forma, seu jardim estará sempre bonito e atrativo.
Confira algumas de manutenção:
- Deve-se a realização da fertilização do gramado, pelo menos, duas vezes ao ano e, de preferência, no início da primavera e no final do verão;
- Em períodos de seca, regue o gramado todas as semanas;
- Após a poda da grama, varra muito bem o gramado, a fim da retirada de todo resquício de grama cortada, assim, não prejudicará o arejamento do solo.
- Em meses chuvosos, a grama pode ganhar um tom amarelado e aspecto ralo. Isso pode indicar a presença de fungos. Portanto, sempre verifique a situação e utilize produtos adequados no combate do problema.
Equipamentos específicos para um gramado bem cuidado
Já ficou claro que para manter seu gramado bem cuidado, alguns cuidados são necessários. E para isso, é preciso a utilização de alguns materiais indicados para a melhora do aspecto do seu jardim.
Provavelmente o equipamento mais óbvio e mais conhecido na jardinagem, o cortador de grama permite a poda rápida e prática. Porém, a tesoura de jardinagem também pode ser uma boa opção.
Alicate, borrifador e vassoura são outros materiais que valem a pena na hora da manutenção do seu gramado. E para o processo de irrigação, existe a opção da instalação de um sistema automático. E claro, não poderia faltar a dica mais importante: aqui na Ideal Jardinagem trabalhamos com o que você precisa para o seu jardim. Os melhores cuidados para os jardins da sua empresa e condomínio.